O PENSAMENTO HELLINGERIANO EM DIÁLOGO COM A FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Filosofia.

Orientador: Prof. Dr. Inácio Helfer.

Coorientadora: Prof.ª Dra. Polyana Cristina Tidre.

CHERULLI, Eulice Jaqueline da Costa Silva. O PENSAMENTO HELLINGERIANO EM DIÁLOGO COM A FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY. Dissertação. (Mestrado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo–RS, Brasil, 2021.

 

RESUMO

 

Este trabalho visa examinar as ideias de Bert Hellinger para relacionar aquelas que dialogam com a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Abordam-se concepções desses autores, procurando entender a integração e as rupturas entre as diferentes ordens de fenômenos (físico, vital e humano) e a implicação nas questões voltadas à exclusão do indivíduo de determinado sistema e à dialética da boa e má consciência. O estudo apresenta inicialmente uma breve contextualização do pensador Bert Hellinger, no intuito de compreender conjunturalmente possíveis elementos que exerceram alguma influência na construção do seu pensamento e de suas obras. Na sequência, abordam-se as suas contribuições relativas ao tema das constelações, da postura, do pertencimento, da hierarquia e do equilíbrio nas relações, as ordens da ajuda e do amor e a distinção entre as consciências, vinculada à ciência e ao conhecimento. Em seguida, apresentam-se aspectos do pensamento de Merleau-Ponty, sobretudo nos textos Fenomenologia da Percepção e A estrutura do comportamento. A análise dessas duas perspectivas aponta para um diálogo entre as abordagens propostas pelos teóricos, com destaque para os conceitos da fenomenologia e da visão sistêmica. Julga-se também que algumas dessas noções, especialmente quanto às ordens propostas por Hellinger e à postura sistêmica do sujeito, são profícuas para levar ao entendimento e à prática pacificadora do sistema judiciário da atualidade.

Clique no ícone ao lado para baixar o
arquivo com a dissertação completa!